Cuba

Una identità in movimento


Luis Casas Romero, patriota, músico e iniciador da rádio em Cuba

Lázaro David Najarro Pujol


Luis Casas Romero trascendeu na história pelos seus aportes à música e como iniciador da era da programação radial em Cuba. Nasceu em 24 de maio de 1882. Desde os 4 anos sentia um encantamento especial música e aos 9 anos iniciou as primeiras aulas de solfejo, no ano seguinte tocava a flauta, aos 13 executava obras de concerto e aos 14 integrava uma orquestra.

Mas, acima de tudo, Casas Romero professava um grande amor pela sua Pátria e se opunha à dominação colonial espanhola, pelo que aos 15 anos de idade ingressou no Exército Libertador, sob o mando do general López Recio. Regressou da guerra com uma profunda ferida na perna direita. Ao morrer seu pai em 1901, desempenhou diversas profissões: tipógrafo, caixeiro de obra e revisor de provas. Depois fungiu como crítico musical, entanto fundou, organizou e dirigiu a Banda Infantil de Camagüey.

De seu primeiro casamento teve seis filhos que se vincularam com ele à radiodifusão em Cuba. Naquela época combinava seu trabalho como tenente e sub-diretor da Banda do Estado Maior do Exército. Nesse contexto se transfirmou no iniciador da era da programação radial em Cuba. Sempre ficou interessado nos fenômenos elétricos vinculados com a música, e em união de seu filho Luis Casas Rodríguez (1906–1987), se deu à complexa tarefa de construir um aparelho emissor de sinais sonoros.

Em 1920 seu sonho se fez realidade ao instalar a planta de amador 2LC, na cidade de Havana, onde posteriormente trabalho num projeto mais ambicioso: em 22 de agosto de 1922 realizou as primeiras transmissões, na faixa dos 370 metros, embora oficialmente se inaugurasse em 16 de abril de 1923.

Luis Casas RomeroAproximadamente às 9 horas da noite, a emissora punha seu sinal no ar com uma chamada de atenção interpretada pelo próprio Luis Casas Romero, seguida de um efeito que indicada o tic-tac de um relógio. Às 9 se escutava o tradicional disparo de canhão da fortaleza de La Cabaña. A essa hora, Luis Casas interpretava um acorde numa pequena corneta e dizia: “São 9 horas”.

Depois oferecia as notícias do tempo, que foi o primeiro noticiário radial do país. É aliás a primeira emissora que pôs seu sinal no éter desde solo cubano dando a hora do disparo do canhão das 9 e o parte do Observatório Nacional de forma regular.

A emissora 2LC, à medida que passava o tempo, aperfeiçoou sua programaçãio e foi dirigida não só aos amadores radioemissores mas também ao nascente público ouvinte. Em 10 de Outubro de 1922, foi inaugurada oficialmente na cidade de Havana a PWX, propriedade da Cuban Telephone Company, primeira emissora em território cubano com estúdios, transmissores, equipamento técnico e pessoal profissional.

Desde o Palácio Presidencial, saiu ao ar com o Hino Nacional cubano, interpretado pela orquestra que dirigia o Mestre Casas Romero. Este nativo de Camagüey, foi o primeiro cubano que operou uma planta de rádio, com uma programação ‘estável e sistemática’, a partir do mês de agosto de 1922. Compôs mais de 100 criollas (gênero musical tradicional cubano, NT) e 23 zarzuelas. El Mambí é sua obra mais conhecida. Teve os graus de capitão do Exército, pela sua condição de Diretor da Banda do Estado Maior, aliás de dirigir sua própria orquestra.

Pelos seus méritos relevantes e o amor à terra que o viu nasceu, em 14 de Fevereiro de 1938 foi declarado Filho Predileto de Camagüey. Ao morreu, em 30 de Outubro de 1950, em Havana, Cuba perdia um de seus mais notáveis músicos. A cidade de Camagüey, berço de Casas Romero, não ficou atrás na era da radiodifusão em Cuba, porque em 16 de Janeiro de 1924 transmitiu, oficialmente, desde o hotel Plaza sua primeira emissora radial: a 7AZ, que constituiu todo um acontecimento cultural e técnico nessa época.


Lázaro David Najarro Pujol


Lázaro David Najarro Pujol, escritor y periodista.
Labora en la emisora Radio Cadena Agramonte de Camagüey.
Autor de los libros Emboscada y Tiro de Gracia,
ambos publicados por la Editorial Ácana de Camagüey.
Editor del Sitio Web: http://camaguebax.awardspace.com/






Camaguebax. La página del escritor y periodista Lázaro David Najarro Pujol


Cuba. Una identità in movimento

Webmaster: Carlo NobiliAntropologo americanista, Roma, Italia

© 2000-2009 Tutti i diritti riservati — Derechos reservados

Statistiche - Estadisticas