Cuba

Una identità in movimento


Convocatorias: Prêmio Literário Casa das Américas 2006

Casa de las Américas


A Casa das Américas convoca para o ano 2006 à XLVII edição do seu Prêmio Literário. Nesta ocasião poderão concorrer autores do Brasil com livros publicados em português nos anos 2004 e 2005 (primeira edição), no gênero de ensaio, bem como na categoria de literatura testemunhal. Os autores brasileiros que concorram este ano deverão regerse pelas seguintes:

BASES

  1. Poderão ser enviados livros no gênero de ensaio e na categoria de literatura testemunhal, escritos em português, publicados nessa língua, em primeira edição, durante os dois últimos anos (2004-2005) e que versem sobre assuntos latino-americanos ou caribenhos. A literatura testemunhal compreende, além do testemunho propriamente dito, gêneros afins como memórias, biografias, crônicas, diários e reportagens.
  2. Poderão participar autores brasileiros, naturais ou naturalizados.
  3. Os autores deverão enviar três exemplares do livro concursante. Não poderão enviar mais de um livro por gênero, nem participar em um gênero no qual já tenham obtido o Prêmio Casa das Américas nas edições de 2003 e 2004.
  4. Se outorgará um prêmio único e indivisível, que consistirá em 3000 dólares ou seu equivalente na moeda nacional, e a publicação da obra pela Casa das Américas, se não estiver comprometida com outra editora de língua espanhola. Serão concedidas menções se o jurado as considerar necessárias, sem que isso implique recompensa ou comprometimento editorial por parte da Casa das Américas.
  5. A Casa das Américas se reserva o direito de publicação daquela que será considerada a primeira edição em espanhol da obra premiada, até um máximo de 10 000 exemplares, ainda que se trate de uma co-edição. Tal direito compreende não apenas evidentes aspectos econômicos, mas também todas as características gráficas e outros aspectos da mencionada primeira edição.
  6. As obras deverão ser enviadas à Casa das Américas (3ra. y G, El Vedado, La Habana 10400, Cuba), ou a qualquer das Embaixadas de Cuba, até 30 de novembro de 2005.
  7. Os jurados se reunirão em Havana em janeiro de 2006.
  8. A Casa das Américas não devolverá os originais concursantes.

A Casa das Américas anuncia, uma vez mais, a convocatória para seus prêmios de caráter honorífico. Os referidos prêmios (José Lezama Lima, de poesia; José María Arguedas, de narrativa; e Ezequiel Martínez Estrada, de ensaio) serão outorgados a uma obra relevante nos referidos gêneros, publicada em espanhol, por um autor de nossa América, no ano 2004. As obras concursantes, em lugar de serem enviadas pelos autores, serão indicadas por um Comitê de nomeação criado para essa finalidade.


Prêmios Casa de las Américas (Literatura brasileira)

    2001 — Walter Galvani: Nau Capitania. Pedro Álvares Cabral, como e com quem começamos (biografia)
    2003 — João Almino: As cinco estações do amor (romance), Fabio Weintraub: Novo endereço (poesia)

Prêmio Casa de las Américas (Embaixada do Brasil)

    2004 — José Murilo de Carvalho: Cidadania no Brasil: O longo caminho (ensaio)
    2005 — Alberto Mussa: O enigma de Qaf (romance)



Página enviada por Jorge Bousoño González


Cuba. Una identità in movimento

Webmaster: Carlo NobiliAntropologo americanista, Roma, Italia

© 2000-2009 Tutti i diritti riservati — Derechos reservados

Statistiche - Estadisticas